terça-feira, 22 de março de 2011

Você economiza água? A importãncia de atitude simples para se enfrentar questões complexas...

Por Leandro Silva*

Depois de ler algumas propostas relacionadas ao Dia Mundial da Água, resolvi, de forma simples e direta, questionar as pessoas que estavam ao meu redor sobre economia de água. Das vinte pessoas abordadas, apenas quatro afirmaram que economizam. Ou seja, 80% dessas pessoas não apresentam interesse por uma questão relevante: a água. 

Tal levantamento não possui caráter de uma pesquisa de campo, com maior abrangência e rigor técnico. Foi apenas um questionário simplista para descobrir, de supetão, se um número X de pessoas economizava água.  No entanto, um simples interrogatório mostra o quão importante é a conscientização no que se refere ao meio ambiente.  
Você escova os dentes com torneira da pia aberta? É hora de mudar
                                                                    
Hoje, nos jornais, deparamo-nos com a notícia: “Falta de água pode afetar 55% das cidades do país até 2015 (se não houver investimento no setor)”. Esse caso, sem dúvida, comprova a necessidade de reflexão sobre a temática. De fato, ações por parte do Estado são essenciais. Todavia, nós, cidadãos, também devemos enxergar o problema com um olhar mais preocupado. Afinal, nossas atitudes também causam impactos no universo hídrico.

A água é um recurso finito e, portanto, sua utilização inconsciente pode nos trazer sérias consequências.  Em vista disso, o tema precisa ser debatido. O uso mais adequado e racional é, obviamente,  apenas ponto de um vasto conjunto de problemas . 

Contudo, serve para ativar o sinal de alerta: se ainda não nos preocupamos com atitudes simples, como poderemos participar de questões mais complexas?Talvez faltem debates mais efetivos; voltados à população. Meio ambiente ainda é assunto secundário na sociedade. Mas o tema é cada vez mais urgente. Consciência, interesse, atitude só surgirão se o assunto for discutido constantemente. Sendo assim, usemos o dia 22 de março como alerta para se discutir de forma mais sistemática e abrangência a questão.

 * Leandro Silva é blogueiro
     www.visaodefoca.blogspot.com

Um comentário:

  1. Viva o dia mundial da água! Aqui em casa economizamos e muito. Nada de torneira aberta enquanto se escova os dentes, nem chuveiro com água correndo enquanto se ensaboa ...coisas que podemos fazer em apartamento. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir