domingo, 27 de março de 2011

Uma noite de rainhas com a deusa do Café Isabela Raposeiras...

Por Clara Favilla

Tem coisas que nos caem do Céu. Sabemos que não merecemos, mas agradecemos de coração. E rendemos Aleluias à Existência por ter nos permitido tal graça:  Isabela Raposeiras, do Coffee Lab Brasil  pilotando o fogão, na casa da  nossa querida Maria Lima, cozinhando para a turma do Café Veneno. Registro aqui que a bela também pilota aviões

Foi uma noite de ambrosias, a comida dos deuses... regada a café dos melhores. As fotos de todas nós juntas são do Ricardo kassatti, do @cafeconversa. O Romoaldo, também do @cafeconversa só passou lá para nos dar uma abraço. Tinha compromisso familiar.             

Isabela, ser iluminado a café


                                                                
Felizes da vida, aguardando as delícias de Isabela
                                             

A barista Isabela Raposeiras  garimpa grãos de pequenos lotes no Brasil para torrá-los pessoalmente em uma máquina americana, que tem em seu laboratório, onde também funciona um gracioso café aberto ao público (Vila Madalena-SP) o Coffee Lab.
Um dos grãos, o Bourbon amarelo, vem da fazenda Santa Alina, localizada em São Sebastião da Grama (SP). Tem sabor doce, notas de baunilha e de casca de lima-da-pérsia, segundo a especialista.
Para prepará-lo, ela recomenda três métodos: coador, french press (que gera uma pressão via êmbolo e depende de uma infusão) e aeropress (máquina caseira que combina a textura da bebida coada com os aromas do espresso). 
Já o Bourbon vermelho, produzido na fazenda do Baú, em Minas Gerais, apresenta notas de frutas vermelhas e azeite de oliva . Para extrair suas melhores características, a dica é preparar a bebida como espresso. 
Fonte: Folha de São Paulo

Charles Aznavour na "vitrola" foi pretexto
para que Leda Flora e Memélia tentassem um pax-de-deux
embalado por La Boheme, La Boeme...lalalala...lala
Memélia desgarra-se de Leda e encarna uma pomba-gira
                                                                                
                                         
Momento comportado.  A bela Raposeiras com a turma do @cafeveneno. Na fila de trás, da esquerda para a direita: Ruth Simões, Maria Lima, Stella Cruz, Leda Flora e Clara Favilla. Sentadas: Sandra Helena, Ruth Scaff, Memélia Moreira e Kátia Maia.

Esta nossa reunião foi especialíssima porque até a última hora não tínhamos definido o local do jantar. Muitos candidatos para ter Raposeiras na própria cozinha.  Isso fez a Kátia, que não acompanhou todos os e-mails e avisos pelo Twitter, bater em porta errada e achar que estava sendo vítima de um trote. Dois integrantes do @cafeveneno fizeram grande falta e foram lembrados entre suspiros saudosos: Penha Saviatto, que estava em Vitória,  e Eduardo Badu, em Goiânia.

O gás de cozinha da nossa amada Maria Lima acabou bem no início dos trabalhos da Raposeiras. Nosso anjo da guarda, Kassatti, bateu asas e foi bem ali comprar um botijão, no posto de gasolina mais próximo. É por isso que nunca me esqueço da oração noturna ao tal Anjo.

Ruthita ganha foto especial com Isabela
                                                    
Katita chega atrasada porque foi bater em porta errada
                                                                      
Nas fotos acima, Leda nos brinda com momento "pole dance"
                                                                            

Enquanto Isabela volta para a cozinha cercada por anjos de todas as legiões, sob a batuta do Ricardo kassatti, Ruth Simões descansa. Ela também chegou atrasada porque pensou, pensou... pensou que o jantar seria hoje, domingo.

Memélia e anel combinando com vestido grife Feira da Torre
Leda e eu em momento de absoluta afinidade!
                                                
Ruthita Scaff e seu discreto brinco
                                                                          
Prato principal ficou pronto: picadinho de filé e purê de mandioca
                                                                                   
Sobremesa: sagu de café com creme de baunilha

                                                                          
Isabela conta pra Stella os segredos de suas delícias: o café na carne só depois dela quase pronta. Café cozido fica amargo. O sagu da sobremesa é primeiro cozido na água, depois é lavado para ficar brilhante e não pegajoso. Só, então, acrescenta-se o café feito na hora. De entrada foram servidos salada verde (inclusive brocoli cru)  com molho de mostarda e cogumelos fritos com ervas especiais.Muiiiiiito bom!!!

Stella, sempre delicada e elegante, trouxe flores que enfeitaram e perfumaram nossa noite. Depois, com a ajuda da Sandra e Ruth Simões, deixou a cozinha toda arrumada enquanto nós outras fingíamos de morta na varanda. Não tão mortas porque fazíamos coro para a Leda Flora que cantou Noel.
 
Eu com o chapéu da Memélia
                                                                          
Essa sabe soltar baforadas!

                    
A bela Raposeiras é também charuteira
                            
Sandra em filme Nouvelle Vague
Ruthita Scaff segura bem um charuto!
Com óculos da Isabela e pose meiguinha
                                               
Pra terminar, o sempre estrela de nossas reuniões: Mr. Café
                                                                                
Até a próxima gente!!!
                                                                

8 comentários:

  1. Gostei de tudo, menos do charuto que o cheiro acaba comigo e olha que sou fumante!
    Não vi pomba gira alguma. A amiga que mora nos States estava do jeito meigo de sempre. Tá bom, o vestido é colorido, mas eu gosto e aprovo a grife, mesmo sendo usuária de jeans. Todas, como sempre, alegres e elegantes.
    Viva o anjo Kassatti e Maria Lima que estava se preparando para uma viagem à Lisboa.
    Beijos em todas.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Cris,
    Eu e Memélia somos freguesas da roupa grife Torre de TV, By Diana, que conhecemos de longa data.
    Memélia dançando de melindrosa estava fofésima e querida como sempre.

    Beijos
    Clara

    ResponderExcluir
  3. O texto dá vontade de pedir bis e a seleção de fotos só faz avivar a memória de mais uma noite inesquecível. Sem qualquer pudor, confesso, gostei de me ver pombagirando. Coisa boa é ver essa convivência saudável com pessoas que sabem viver. Isabel Raposeiras está na minha lista de mãos de fada;
    Saudações pombagiranas
    Memélia

    ResponderExcluir
  4. Agora, a Isabela tem que preparar um jantar só para os homens. Desta vez, só deu as luluzinhas do Café e Veneno.
    E antes que falem: é dor de cotovelo sim!

    ResponderExcluir
  5. O comentário acima é meu.

    Badu

    ResponderExcluir
  6. Benditos seres, encarnados ou não, que fazem a vida ficar mais brilhante. Adorei conhecê-las e agradeço o acolhimento. Especial beijo à Maria Lima que ofereceu sua casa para a orgia gastro-cafeeira horas antes de sua viagem. Coragem, hein? Espero poder cozinhar para vocês novamente! Beijocas a todas! (e meninos do Café e Conversa, tb...)

    ResponderExcluir
  7. Foi divertido, afetivo, com sabores imperdíveis. Isabela, muito linda, me lembrou Elizabeth Taylor mocinha. Aliás, foi até bom os meninos faltarem porque nossa barista chegada a panelas é levemente perturbadora. Afinal, a beleza é uma das formas mais expressivas de poder.

    ResponderExcluir
  8. Também amei esse encontro. Cheio de poesia,cantoria, histórias e HISTÓRIA da nossa política.Conheci a musa Leda Flora, que é puro charm e simpatia. E a bela Isa, Isabela que é ela própria, de outro planeta mesmo. Pilota aviões, é chef, barista, entende de charutos, é muito linda e simpática e até já provou da fonte da juventude. Aaaahhhh!!!

    ResponderExcluir