sábado, 23 de abril de 2011

"Com Brasília no coração, epopeia surgiu do chão, o candango sorriu feliz, símbolo da força de um país..."

por Cris Lopes

Foi ouvindo músicas da Neusa França que aprendi a amar Brasília. Isso nos anos 60, eu ainda na Escola Classe, muito antes de ir estudar no Rosário e conhecer  as irmãs dominicanas . Hoje, 51 anos depois, tive a boa idéia de chegar no dia do aniversário da cidade que por todos os lados nos mostra a linha do horizonte e o céu mais maravilhoso que conheço.

Cá estou navegando em mil compromissos familiares e me virando para conseguir tempo para os amigos, tanto os que conheço de longa data, como os virtuais que já fazem parte da minha vida. Uma delícia chegar no meio de uma tarde ensolarada, deixar as malas no mais ou menos Hotel Phenícia e correr com marido e filho para a Torre comer acarajé e ver as novidades.

Comida de barraca da Feira da Torre de TV: tudo de bom!
 A feira é como qualquer uma deste Brasil, não vi novidades, mas gente, vou confessar, adoro comer naquelas barracas. Feita minha primeira vontade, fui para a segunda. Comemorar o aniversário da capital comme Il faut: na Esplanada, assistindo os shows, comendo churrasco-de-gato (assim chamamos no Rio), bebendo água e muito feliz. Estávamos, Marco e eu, com uma de minhas irmãs e cunhado. Vico e Wladi. Gente de primeira linha. Para arrematar a noite, ganhei o livro-CD da Sinfonia Monumental: Hamilton de Hollanda Quinteto e Orquestra Brasilianos. Poderia ser melhor?
                                                   
Acarajé mande in Brasília!
                                                           
A sexta-feira  foi dedicada à tia Ondina e família e não poderia ser diferente. Bacalhoada, bom papo e já combinamos como será o Natal no Rio. Se não chover, o que eu duvido, será na cobertura do prédio onde moro, caso contrário, será no apartamento mesmo. Vamos unir minha família e a do Marco em torno da senhorinha Ondina.

Voltemos a Brasília. Ontem, vi um por do sol de dar inveja ao pessoal que fica no Arpoador apludindo a belezura. Aqui da janela do apartamento do hotel tenho este privilégio, mas juro gente na próxima ficarei nos hotéis de sempre, nada de variar. O bom aqui é a localização.

Este sábado  e domingo serão dias dos filhos e do neto. Não abro mão de passar a Páscoa com eles e comer churrasco feito pelo Alexandre. No mais, pouco tempo e muita coisa para ser resolvida com rapidez.

Nota da Editora: 
  • A pianista e compositora Neusa França, autora de um dos hinos à Brasília, foi minha professora no, então, Ginásio do Setor Leste (L2 Sul), quando  aqui cheguei com meus pais em 1964. Com ela aprendi a cantar a cidade. Ela nos ensinou o hino em várias vozes. Jamais me esquecerei dessa querida professora. 
  • As fotos deste post foram pescadas do blog Retirante

12 comentários:

  1. Cris, eu também estudei oito anos no Rosário. Será que nos conhecemos lá?

    Abraço

    Kassatti

    ResponderExcluir
  2. Kassati, estudei no Rosário até 1965 depois fui para o CIEM. Minha irmã mais nova (Virginia) tb estudou lá.

    ResponderExcluir
  3. Bem,Cristina e Kassati,
    Estudei no Cor Jesu, no final da L2 Sul. Lá a craque do piano era a Irmã Líbera. Mas minha irmã, a Lígia, estudou no Santa Dorothea. Lá aprendeu a cantar o Hino à Brasília, de Neusa França. A supresa é que minha penúltima filha, a Maria Luíza, de 6 anos, está cantando essa música toda sexta-feira na escolinha dela, a Arvense. O Hino de Brasília que eu aprendi foi outro: Eu meio à terra virgem desbravada, na mais esplendorosa alvorada, sorrindo um sorriso de criança, o sonho transformou-se em realidade, surgiu a mais fantástica cidade, Brasília Capital da Esperanaça. Desperta oh gigante brasileiro..."
    Esse desperta oh gigante brasileiro diz muito do que se pensava do Brasil de então: o eterno gigante adormecido. Alguém que esteja me lendo conhece algum outro hino que mencione o gigante brasileiro adormecido?
    Assinado: Itacimirim

    ResponderExcluir
  4. Prezado José Romildo,
    Você está certo. São dois hinos,o oficial, o de Neusa França,e o mais tocado,o do Capitão Furtado.

    Abaixo as letras de cada um deles:

    1.
    Hino a Brasília
    (Hino Oficial)
    Letra: Geir Campos
    Música: Neusa Pinho França Almeida

    Todo o Brasil vibrou
    e nova luz brilhou
    quando Brasília fez maior a sua glória
    com esperança e fé
    era o gigante em pé,
    vendo raiar outra alvorada
    em sua História

    Com Brasília no coração
    epopéia a surgir do chão
    o candango sorri feliz
    símbolo da força de um país!

    Capital de um Brasil audaz
    bom na luta e melhor na paz
    salve o povo que assim te quis
    símbolo da força de um país!


    2.
    Brasília, Capital da Esperança
    (Hino mais popular e mais interpretado)

    Letra: Capitão Furtado
    Música: Simão Neto

    Em meio à terra virgem desbravada
    na mais esplendorosa alvorada
    feliz como um sorriso de criança
    um sonho transformou-se em realidade
    surgiu a mais fantástica cidade
    "Brasília, capital da esperança"

    Desperta o gigante brasileiro
    desperta e proclama ao mundo inteiro
    num brado de orgulho e confiança:
    nasceu a linda Brasília
    a "capital da esperança"

    A fibra dos heroicos bandeirantes
    persiste nos humildes e gigantes
    que provam com ardor sua pujança,
    nesta obra de arrojo que é Brasília.
    Nós temos a oitava maravilha
    "Brasília, capital da esperança."

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não, eu não errei a letra. Não fiz referência à letra do hino oficial, o de Neusa França. Aquele que a minha irmã, e agora a minha filha (de seis anos) aprenderam na escola. Só fiz referência ao segundo hino (o mais popular), só para mencionar a passagem do gigante adormecido. Coloquei essa parte para estimular algum bloguista, ou blogueiro, sei lá como é o nome, a descobrir a origem dessa imagem do gigante adormecido. Acho que há uma pequena passagem que lembra essa imagem no Hino Nacional Brasileiro: "DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
    AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO"
    Deve haver outras passagens, em outros hinos, mas não lembro. O motivo da pergunta é para fazer um contraponto com o momento atual. O Brasil, para muitos, é o gigante adormecido que começa a acordar. Para alguns, o despertar começou com o Lula; para outros, com o FHC. Acho essa discussão uma coisa menor. Não entro nela. Para mim, o despertar só vai começar mesmo quando não mais houver analfabetos, quando houver uma revolução de infraestrutura, quando surgirem hospitais de verdade para o povo e quando houver habitação digna para a imensa maioria. Ia esquecendo algo importante: quando houver uma revolução visando o embelezamento do nosso cenário urbano. As cidades brasileiras são feias e isso influi no psicológico das pessoas.
    Assinado: Itacimirim

    ResponderExcluir
  6. Brasília deveria ser comemorada todos os dias, ao menos por nós que aqui moramos. Por mais que não tenhamos o mar a nos saudadar, e nem outros atrativos das demais cidades brasileiras ou até mundiais, há incomparáveis e únicos presentes que essa cidade nos dá... Sei que é ponto comum, mas que céu é esse que tenho o prazer de ver todos os dias? Com quantas cores ele colore meus dias? Nunca vi outro nem mesmo parecido... Me sinto abençoada por poder dizer que nasci, moro e desfruto Brasília há 31 anos. A praia faz falta, mas sejamos sinceros, se Brasília tivesse mar, seria perfeita d+, não é?!!!! Ao menos para mim.
    Parabéns pelo texto Cris, e pelas sensações que ele despertou em todos nós. Beijos, Ray.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Cris. Preciso conhecer Brasília para conferir.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Nunca vi paixão igual por Brasília, mas duvido que vc saia do Rio para cá. O Rio já faz parte da sua vida e profundamente. O modus vivendi de Brasília não é o seu, nós sabemos.

    ResponderExcluir
  9. Cris A vocação mística de Brasília se inicia quando é incorporada à sua história o sonho de Dom Bosco revelado em 30 de agosto de 1883 um dos seus proféticos sonhos.
    Os principais responsáveis pela construção de Brasília.(
    www.brasilia.df.gov.br/003/00318005.asp?ttCD.

    Em 1999,em um centro espírita um médium recebeu uma mensagem que desceria uma legião de anjos para atuar sobre Brasília,com o propósito de mudar o rumo da historia brasileira.Brasília iria sofrer uma intervenção divina que iria derrubar os castelos de areias e os homens que não amassem o país iriam cair por terra.Só os justos e puros de coração permaneceriam no poder e a cada dia estamos assistindo os “Herodes “ caindo um a um.
    E a capital do país cumprirá o propósito pela qual foi criada, pois a mesma foi à concretização do sonho de um religioso que lutava para o bem da humanidade.
    Para melhor esclarecimento sobre a parte mística.
    http://www.ocaminhodomeio.com.br/brasiliamistica/index.html
    terezaalmeida

    ResponderExcluir
  10. Cris, fico feliz quando você escreve desse jeito que parece estar conversando com a gente. Beijos e escreva mais e mais.

    ResponderExcluir
  11. Amor,
    já conversamos sobre o texto. Como sempre gostei muito. Marco

    ResponderExcluir