terça-feira, 21 de junho de 2011

"Stanno tutti bene": Assaltaram a gramática, assassinaram o plural... Caiu ministro, subiu ministra...

por Ruth Simões


Quando eu soltar a minha voz
Por favor entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando


A música é linda! Sangrando, de Gonzaguinha. É... Tenho que concordar! Pra falar, escrever, soltar a voz, é preciso se entregar. Fiz um longo silêncio... Nos últimos três meses e pouco fiz infinitos posts mentais. Mas todos pareciam sem sentido e morreram no caminho. Faltava a entrega...
Coração na boca


Peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que eu estou cantando


Sou meio bicho. Tenho um movimento muito próprio, muito meu, de ficar sozinha em mim nas fases mais difíceis. É uma espécie de concentração para aguentar o "tranco". Preciso pensar, aceitar, entender, digerir, pensar de novo... e só depois continuar. É uma hibernação, um viver só o estritamente necessário: o que não pode ser evitado. 




Ô fase difícil... A vida decidiu me mostrar que ela é quem manda! Não... Ninguém está doente, graças a Deus! Também não há nada que precise ser dito. Nada fora do normal! "Stanno tutti bene". "Estamos todos bem", como no filme de Giuseppe Tornatore. Que deveria ser traduzido como "Estão todos bem", segundo um amigo.  Sim, eles estão bem. O narrador não se inclui.


Adoro o filme, com Marcello Mastroianni. Encabeça a minha lista de filmes pra "morrer de chorar", ao lado de Cinema Paradiso, do mesmo diretor... Aposta certa quando estou com nó na garganta. Porque se a vida não me faz chorar... a arte consegue!  
 
Mas não é para dar falar de tristeza que estou aqui. Pra falar disso... continuaria em silêncio. Fiz o meu balanço! Foi um tempo de entendimento, de aceitação e, principalmente, de humildade. Tempo para rever o passado, pensar o presente e querer o futuro. E perceber que, apesar de alguns erros essenciais, tudo valeu a pena. Estar aqui me mostra que não corro mais perigo. Quero ficar na superfície! Quero ficar com vocês...

O mundo não parou de rodar. Assaltaram a gramática, assassinaram o plural... Caiu ministro, subiu ministra... Criaram o RDC para as obras da Copa do Mundo... Defenderam a transparência "relativa", a ética "elástica"... Perdi bons papos. Mas estou de volta. E venho comemorar no Café & Veneno. Aliás, um pouquinho mais de veneno no meu café, por favor. Mas só três gotinhas... Rsrs

13 comentários:

  1. A melhor cena do filme é quando ele quebra a TV e põe o bebê em frente à máquina de lavar. É o limite do sarcasmo contra a televisão. Genial. Entre olhar máquina deixando roupa limpa e assistir "panicats", a máquina é mais útil e o barulho mais inteligente.
    Gostei da colcha de retalhos. Prova de que não precisa de diploma de jornalista para escrever.
    Memélia

    ResponderExcluir
  2. Ruth, que delicia voltar a ler um post seu.
    O filme é belo, envolvente e você narra com a doçura que lhe é peculiar. Obrigada por nos presentear mais uma vez. Sentimos muito a sua falta.
    A vida amiga, sempre nos mostra que de vez em quando precisamos dar um mergulho dentro de nós. Como fênix saimos sempre mais fortes.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post da nossa Ruth morena. Sim, também temos, no Café & Veneno, uma Ruth Branca de neve, branquinha que só. As duas são lindas, batalhadoras, grandes amigas e escrevem super bem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei Ruth. Adoro a musica do gonzaguinha. Costumava ouví-la mais quando era adolescente. Aliás, lembro-me que eu escutava a canç~~ao e chorava... chorava.. chorava... Até hoje não entendo por quem nem por que a katia adolescente chorava tanto, sofria tanto. (rs) Acho que era a eterna insatisfação da juventude que, hoje, ainda persiste, mas vem acompanhada (e muito bem) de uma coisinha chamada 'maturidade'. Dessa forma, ainda fico insatisfeita, ainda choro, mas trago sempre comigo as minhas gotinhas de maturidade. Não muito, só três por favor heeheheh
    adorei o texto amiga. Vamois velejar na superfície e enfrentar as ondas.(sempre) bjbbjbj
    ///~..~\\\

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais da conta.

    ResponderExcluir
  6. A música sangrando, o filme na memória e o texto feito com alma. Muito bom. Escreva mais.

    ResponderExcluir
  7. Por causa da Cris me acostumei a ler o blog. Gostei muito do jeito meigo de escrever. Fiquei emocionada com seu post.

    ResponderExcluir
  8. Eu também por causa da Cris me viciei no blog. Gosto da música e adorei o texto, achei perfeito.

    Laura Dias
    OBs.Tenho curiosidade em saber a naturalidade de cada leitor.

    ResponderExcluir
  9. Gostei tanto do texto que vou repassar para meus amigos através de e-mail. Felicidades.
    Mariana Shar

    ResponderExcluir
  10. ESTAMOS MESMO TODOS BEM, mãe! Te amo e me orgulho muito de você. Se eu for metade do que você foi, e é, estou satisfeita. Seja sempre muito feliz. A sua alegria, os seus sorrisos, o seu alto astral e as nossas gargalhadas não podem faltar nunca. Um beijo.
    Sua Bela, sua filha...

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente adorei. Um grande abraço,
    Suely Cardoso

    ResponderExcluir
  12. Ruth, você é demais! Você sempre estará bem...e, muito por conta disso, fará bem a todos os que estiverem a seu lado.
    Lícia, sua amiga!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, pessoas queridas, pelos comentários carinhosos. Me emocionaram. Aquelas que ainda não conheço, gostaria de conhecer. Aquelas que fazem parte dos meus amigos e da minha vida, continuem fazendo. Vocês é que me fazem bem. Filha, também te amo e me orgulho de você. E vamos comemorar a vida. Superar, renascer... Sempre! Obrigada. Beijos, Ruth

    ResponderExcluir