quarta-feira, 25 de maio de 2011

Palocci precisa se explicar porque nós, simples contribuintes, temos que nos explicar o tempo todo...

Eu, como editora estava respondendo, no espaço de comentários, a questão colocada pela prezada leitora Maria Tereza, a  partir do post de Katia Maia sobre Palocci. Mas como a resposta ficou demasiado grande resolvi postá-la. Aqui vai:

Prezada Maria Tereza,

O pai do caseiro tem nome e endereço conhecido, amplamente divulgado na época. Tem posses e por não querer reconhecer Francelino fora do casamento (o que é perfeitamente possível  pela legislação em vigor) o que implica deixar-lhe herança, deu-lhe uma espécie de indenização de 30 mil reais. Veja bem, 30 mil reais!

A Constituição de 1988 aboliu, no Brasil, a figura de filho ilegítimo. E por isso, é considerada, nesta questão, umas das mais avançadas do mundo. Francelino pode a qualquer momento, mesmo não tendo sido reconhecido, pleitear a parte que lhe cabe no patrimônio paterno. Mas me parece que ele não gosta de confusão.

O fato é que ele foi vítima, no caso a quebra de sigilo bancário, de um crime que teve inclusive a participação, infelizmente, de jornalistas, que depois trabalharam no governo Lula e, agora, no governo Dilma.


Segundo relato, divulgado dias desses,de Paulo Nogueira, então editor da Revista Época, em Brasília, foi o próprio Palocci, como autoridade máxima financeira, que quebrou o sigilo do caseiro, ao lhe entregar em mãos os documentos.

 Não consta que a partir desse episódio, o caseiro Francelino tenha licita ou ilicitamente enriquecido. Quem enriqueceu depois de deixar o governo e ir para o Legislativo, foi Palocci. Não adianta, o Lula dizer que tudo que o ex-ministro fez foi legal e está declarado Receita. Ou acharem que parte da grana não foi pro bolso dele e  sim do Partido.

O fato é que, sem canais preferenciais nos setores públicos e privados não teria enriquecido tanto assim. E as explicações que tem dado até o momento são arrogantes, um escárnio para a quase totalidade da população brasileira que trabalha e paga corretamente seus impostos.

Vamos dizer que Francelino mentiu ou que foi manipulado. Trata-se de uma pessoa humilde que só ficou esperta, no bom sentido depois que a vida lhe deu uma rasteira e e ser exposto publicamente. Poderia ter sido manipulado por um lado ou por outro.

Essa compreensão não podemos ter com Palocci, pessoa estudada, articulada e, pelo que nos constava, comprometida com as boas causas. O ex-ministro não é exemplo nem como profissional da saúde, nem como parlamentar, nem como ministro e, o pior, nem como pai e marido.

Obrigada pela atenção.
Um grande abraço

6 comentários:

  1. Taí, gostei da resposta para minha amiga Maria Tereza e já avisei a ela da sua resposta em forma de post. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da aula que reavivou a minha memória.

    ResponderExcluir
  3. Me lembrei de tudo que já estava meio esquecido e que foi relembrado com o novo escândalo, o tal que vai ficar por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  4. O que aconteceu?
    O comentário da Maria Teresa desapareceu!
    Que pena!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clara, vi o comentário da Tereza no post da Kátia. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Verdade Cris, o comentário da Tereza é no post anterior. Claro!!!
    Fiz confusão.
    Beijos
    Clara

    ResponderExcluir