domingo, 29 de maio de 2011

"O que tem de acontecer tem muita força"

Por Clara Favilla

O livro 'Saga Brasileira - a história de um povo por sua moeda, de Míriam Leitão,  está no topo dos mais vendidos, nos últimos dias. O lançamento começou pelo Rio (17/05), depois Brasília (24/05) e por último em São Paulo (26), sempre com sucesso de público.  

Fiz questão de começar a sequência de fotos, por esta. A autora na apresentação do livro agradece a Sérgio Abranches (logo atrás), "companheiro de tantas aventuras", que a apoiou no enfrentamento dos desafios inerentes à tarefa. Trata-se de um livro necessário. Precisava acontecer do jeito que aconteceu. Desistir dele não era a opção aceitável, ouvia repetidamente do marido.
Eu e a amiga
A autora merece a repercussão de sua obra.  Profissional dedicada, ousou falar de um Plano, o Real, que mudou o Brasil, sem academicismo, como se conversasse com o grande público que a lê em O Globo, a vê na TV Globo, a escuta na CBN e interage com ela no Twitter. 

Escreveu o Saga Brasileira com o coração e o dedicou aos filhos de quem diz ter roubado tanto tempo de delicioso convívio para seguir as histórias nele narradas.   Certamente o livro se tornará uma referência para quem se debruçar sobre as décadas de construção da democracia e da estabilidade monetária no Brasil. 

Eu com a família Abranches: Jane, Fernando, Sérgio e sobrinho
Mirinha mora no Rio com o marido, cientista político com os dois pés no jornalismo.  Mas o coração dela bate forte em Brasília. Os dois filhos, já casados, também jornalistas, Vladmir Netto (TV Globo) e Matheus Leitão (Folha de São Paulo), moram na cidade, onde nasceram seus dois netos e um terceiro nascerá em setembro. 

Nira e Miríam, amizade de toda a vida
"Éramos, então, jovens, obstinados e solidários", disse-me ela, certa vez via Twitter.  Hoje já não somos jovens, mas certamente continuamos obstinados e solidários. Queríamos  uma carreira, de preferência nos melhores veículos do país, e cuidar o melhor possível de nós mesmas e dos que nos eram próximos. Queríamos que o Brasil avançasse.  E isso aconteceu.

Nélia e Leonêncio Nossa
O amor pelo ofício de observar, apurar, analisar, escrever, dialogar nos une. Uma rede maravilhosa de amigos comuns, jornalistas ou não, nos sustenta. Outro ponto em comum é a origem. Somos de família  simples, mas que plantou nos filhos o amor ao estudo, aos livros, à busca do conhecimento.
Também somos das Gerais. Ela de Caratinga. Eu de Ouro Fino. Paro por aqui, as afinidades dariam outro post.
Nélia e Fernando Luz

Registro que a galeria de fotos é só de amigos. E, assim mesmo, de nem todos que compareceram à Saraiva para o lançamento. Só dos que consegui fotografar, em meio a empolgação do momento (rs). O diretor do Bacen entrou aqui porque está com o Gustavo. O álbum completo está no meu FaceBook.

Como viram, o lançamento do Saga Brasileira,  em Brasília, foi também uma festa de encontro e reencontros de amigos orgulhosos da Míriam Leitão. Foi outra noite, não de autógrafos, mas de dedicatórias, como definiu um diplomata amigo ao Sérgio Abranches. A frase do título é de Guimarães Rosa. 
 Amália Maranhão e Mirian Guaraciaba

Míriam e Abranches com as meninas do @cafeveneno: Penha e Kátia
Vladimir Netto, Cristiano Romero, Eliane Catanhede e Maria Lima
Sérgio Leo fazendo pose
Sheila d'Amorim e Míriam
João e Inácio
Luiz Pereira, do Bacen, e Gustavo
Beatriz, Marco e Míriam
Jocimar e Míriam
Vladimir, Moreno e Mateus
Eduardo Badu e Abranches

Leda Flora, Laerte, Mariângela e Suzana Veríssimo
Vanda Célia, Mariazinha e Soninha
Miríam e o casal amigo Ronaldo Sardenberg e Célia

4 comentários:

  1. Agora estou ansiosa pelo livro. Mesmo sem entender nada de Economia, tenho certeza que vou compreender a linguagem da autora. O post provocou mais saudades desse país onde tudo se move.
    Obrigada por tantas lembranças
    Memélia

    ResponderExcluir
  2. Estou como Memélia, não sei nada de economia, mas quero muito ler o livro. Todos os que estão lendo acham muito bom.
    Clara, recebi nesse fim de semana o amigo Sérgio Pereira que lhe conheceu qdo ele trabalhava com Maílson na Fazenda. Estou lhe entregando um abraço enviado por ele.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris!
    Meu abraço também ao Sérgio Pereira, amigo de longa data. Ele voltou a morar no Brasil?
    Abs
    Clara

    ResponderExcluir
  4. Clarinha,
    Fiz um comentário e ele nao entrou. Conspiração. Queria te dizer que li esse post chornado. Alegria de ver os amigos comemorando minha alegria. Bom demais. Passamos tanto perrengue juntos, somos de um tempo que a maioria dos brasileiros nem sabe: na economia e na política. Felizmente. O livro voce bem sabe foi um sonho que acalentei por muito tempo. Não dá para esconder nessas fotos o quanto fiquei feliz de encontrar todo mundo. Beijos a todo mundo do seu caféveneno. Tão gostoso

    ResponderExcluir