domingo, 1 de maio de 2011

Em Brasília,não deixe de conhecer o Átrio dos Vitrais, no térreo da sede da CAIXA....

 por Clara Favilla

Tenho paixões por vitrais e é uma paixão antiga, nascida do encantamento pelos da Igreja Matriz de Ouro Fino, sul de Minas Gerais, minha cidade natal. Vieram da Casa Conrado, de São Paulo, de onde também saíram os que reluzem no Mercado Municipal e da Catedral da Sé da capital paulista e de outras 300  igrejas brasileiras.
                               
O painel  Brasília mostra os edifícios ícones da cidade
A luz faz nossa alma cantar. E a luz que transpassa vidros coloridos tem o poder de uma orquestra sinfônica em nossos corações. Nos eleva, nos transporta para outras planos da existência. Nos dá asa e viajamos rumo ao infinito.
Em Brasília temos maravilhosos vitrais. Os da Catedral, de Marianne Peretti,  peixes que nadam na cúpula de vidro. E os do Santuário Dom Bosco. São 2.200 metros quadrados de vitrais  projetados pelo arquiteto Cláudio Naves e fabricados pelo artista belga Hubert Van Doorne, em São Paulo.

Mas os apaixonados por essa arte não devem se esquecer dos 24 imensos vitrais do átrio da sede da CAIXA, no Setor Bancário Sul de Brasília. O tema ufanista não os tornam menos belos. Representam o Brasil Federativo. O único estado não representado é Tocantins porque não existia, quando da inauguração do edifício.

Explosão de cores e convite à reflexão
A visita ao Átrio de Vitrais da CAIXA é bem confortável. Não é preciso passar por seguranças, nem se identificar. É um espaço aberto ao público e tem inclusive sofás para quem quiser ali se inundar de luz colorida por algum tempo.Foram criados pelo artista Lorenz Heilmair, nascido em Munique, Alemanha e criado no Brasil. O mesmo que projetou os vitrais da catedral de Joinville (SC) e da Basílica de Aparecida do Norte (SP).

2 comentários:

  1. Clara,
    adoro vitrais. Parabéns por mais um texto bonito.
    Abreijos. Prazer enorme conhecê-la.

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo..fotos lindas..Uma paixão!
    Penha Saviatto

    ResponderExcluir