domingo, 28 de abril de 2013

Crônica de uma noite de outono

Por Cris Lopes

Sou da noite, não da farra noturna, gosto do silêncio de casa. Pessoas dormindo, um ressonar aqui e ali, um bom livro e um copo d'água ao meu lado. Tem coisa melhor? É hora de pensar, organizar os pensamentos e depois dormir o sono dos justos. Tenho feito muito isso. É a hora da meditação, de encontrar o centro, o tão desejado equilíbrio.

Para outras coisas gosto do dia. Adoro sol, mas não me entendo bem com o calor, daí minha predileção pelo mês de maio, nem oito nem oitenta. Perfeito. Sinceramente, mesmo sabendo da necessidade, não gosto de chuva, mas quando ela cai depois de muitos dias desaparecida e vem aquele cheiro forte de terra molhada, eu amo. Amor fugaz.

É bom acordar em um dia fresquinho, abrir a janela, respirar profundamente e ver o mar, as montanhas e muitas gaivotas. Algumas vezes urubus se intrometem no meio delas e mesmo sendo um bicho horrível, voando é maravilhoso como se fosse garça. A vida é assim, plena de contrastes.

Penso em mim e dou um rápido passeio no passado. Percorro meu itinerário de vida, alterado várias vezes por mudanças intempestivas. Cai, levantei, cai de novo, encontrei o amor pleno da maternidade e que maravilha! Fui avó de um lindo menino loirinho com cara de anjo e que hoje é um adolescente saudável. Dádiva, só pode ser. Amei, fui amada, encontrei o amor que eu queria e digo com sinceridade, sou feliz. Não tenho mais desejos supérfluos, encontrei, no meio de dores e alegrias o que acho ser meu equilíbrio. Enlouqueci? Talvez, mas ganhei sabedoria, muito menos do que gostaria.

Como todos, também adoeci, curei-me, adoeci de novo e vou levando a vida sorrindo na certeza de que nada nos acontece por acaso. Fatalista? Quem sabe. Mulher de fé, sou. Fé em tudo: Deus, pessoas, natureza, mundo...sou daquelas que acredita que o meu país melhorou e nem gosto de me lembrar da palavra ditadura; é como se fosse um cancro cravado na alma, daqueles que médicos e remédios não curam.

Quando jovem era uma espoleta. Quanto mais coisas melhor. Foi divertido, mas passou. Amadureci, descobri a paz de estar em casa, a alegria d presença dos filhos, do neto, dos amigos, tudo assim calmo, um pouco de cada vez, pois sou inimiga do estresse que conheci tão bem. Depressão? Nunca mais ela me pega e só me pegou, juntamente com uma síndrome do pânico, porque eu estava desprevenida e pensando que o trabalho era a coisa mais importante do mundo. Passei um tempão sem parar para ver os pássaros, aprender a tirar uma abelha da casa sem machucá-la e muito menos matar, coisa simples que não ia e resolvia logo com uma chinelada sem pensar na importância do animalzinho.
Estou longe da perfeição, e o pavor de baratas adquirido na casa de uma de minhas avós? esse irá comigo até a eternidade, mas como tenho sorte, nunca vi uma em minha casa e nem escutei o som bem baixinho (tsc, tsc) que elas fazem quando correm ou se preparam par o voo.

Pois então, mais uma das minhas estórias em uma noite de outono. Fica o registro.

20 comentários:

  1. Cris, que saudade dos seus textos, cronista do cotidiano. Não some não.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver no TT. Valeu,@crisflopes1. Escreva mais, fale do Rio de Janeiro.
    Regina

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde menina, bela crônica. Sucesso!!
    @Fontes_

    ResponderExcluir
  4. Quando você escreve tenho a impressão de estar conversando com você. Gosto.

    ResponderExcluir
  5. Hum... escrevendo de novo, hein? que coisa boa! adorei!
    Beijos!
    Vico L.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Cris. Continue. Beijos da Comadre Pris.

    ResponderExcluir
  7. Tão gostoso de ler. Vá em frente, escreva mais.
    Maria do Carmo.

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que você tem um monte de crônicas então publica mais, tá?
    Vera Teixeira.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler. Vi no Face. Adorei. Bjs.
    Maria da Penha Monteiro

    ResponderExcluir
  10. Lindo Cris, cheio de doçura Bjs Luz Marine

    ResponderExcluir
  11. Cris, gosto demais de ler tudo que escreve. Sempre a sua essência aparece, era assim nos tempos de faculdade, lembra-se?

    ResponderExcluir
  12. Também gosto da noite... Adorei o texto!!!! Adoro vc!!!! bjs.

    ResponderExcluir
  13. Cris, vá em frente. Quem acompanhou a poesia dos textos que você escrevia quando estava doente, sabe muito bem como você escreve gostoso. Naqueles meses você ajudou muita gente com sua força, coragem e determinação. Me espelhei em você. Gosto daquele texto que fala na sala de radioterapia é aquilo mesmo, só que eu via com terror e você com tranquilidade. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Maravilhoso texto, Cris, lembro quando o li no face, com um misto de surpresa e admiração e alegria por conhecer um pouquinho mais de você. Que sorte a minha, quando a conheci , numa página qualquer da internet, você, que me ajudou tantas vezes, você, sempre atenta e vigilante a mim... Escreva mais, muito mais, escreva infinitamente, quero ler muitas e muitas crônicas suas. Além de ser humano ímpar, também tem talento para escrever. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Beijos, Cris. Prazer em reler...

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cris, só vi hoje. Amei. Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Que saudade de você, doce amiga!

    ResponderExcluir
  18. Amigos queridos, acabei de ler os comentários. Muito obrigada. Realmente quem tem amigos não morre pagão...Beijos carinhosos e não deixem de acompanhar o blog.

    ResponderExcluir
  19. Que lindo e tranquilo de ler este texto.

    ResponderExcluir