quarta-feira, 25 de abril de 2012

Adão Nascimento, talento e opinião

 por Laerte Rimoli 
 
Adão Nascimento. Um jornalista grandão, com coração de menino. Obrigado pela convivência. Ficamos um mês inteiro em Manaus, pelo jornal O Estado de S.Paulo, perseguindo mercenários que levavam armas para a Nicarágua. Era o início dos anos 80, em pleno regime militar. 
Corajoso, ele se enfiou sob o arame farpado que circundava o Aeroporto Eduardo Gomes, na capital amazonense, para chegar ao alvo, um avião Ilyushin, de bandeira Líbia, que tinha no interior armamento para a guerrilha da Nicarágua. Flagrante violação do espaço aéreo nacional.
O presidente Castello Branco  (de terno escuro, em primeiro plano, inaugurando uma rodovia no DF em 21 de abril de 1966: estou sorridente, sabe-se lá por quê, sem terno nem gravata, atrás do general Ernesto Geisel
Presidente Costa e Silva com jornalistas. 
Abaixo o último dos generais presidentes: Figueiredo, assina, a Lei da Anistia, 1979.


 Interceptado por dois recrutas da Força Aérea Brasileira armados com baionetas, Adão desdenhou da ameaça, afastou com o corpanzil quem tentava intimidá-lo e, máquina fotográfica no peito, altivo, chegou à escada do avião. Invadiu o interior da aeronave, espaço reconhecido por acordos internacionais como território estrangeiro e arrancou a primeira página. Seu olhar brilhava como criança que acaba de praticar uma traquinagem. Meu texto serviu apenas de suporte à bravura daquele jornalista ousado. Maior privilégio ter vivido isso contigo amigão. Vai com Deus. Missão cumprida. 
Ainda sobre o Adão Nascimento. Era homem "opiniudo". Não se incomodava de fazer inimigos na defesa intransigente dos seus pontos de vista. Presidiu, com mão de ferro e sabedoria, o Comitê de Imprensa do Palácio do Planalto. Lutou contra a discriminação a repórteres fotográficos. Grande Adão. (Acima alguma das fotos do querido fotógrafo, colega de trabalho por décadas em Brasília. Faleceu ontem, 24, no início da tarde, no Rio de Janeiro, aos 82anos.

6 comentários:

  1. Laerte, amigo querido. Nós, da família, não temos como agradecer tamanha homenagem. Fui testemunha, desde pequena, das bravuras do meu pai e era tranta minha admiração que segui seus passos na certeza de que teria sempre os maiores e melhores exemplos para seguir em frente. Ele me deixou como herança, entre outras tantos belos ensinamentos, a coragem, a determinação e a honra, acima de tudo. Ele foi e será sempre o protagonista de belas e emocionantes histórias. Deixou-nos várias lições e belíssimos trabalhos. Morreu, num suspiro, aos 76 anos ( os matemáticos edrraram as contas. rsr). Dia 20 de maio faria 77. Mas as velas do seu bolo serão assopradas pelo vento suave de nossa saudade e o amor guardado para sempre em nossos corações. Obrigado. Daisy Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daisy.
      Meu nome é Denize Guedes e trabalho no Estadão.
      Gostaria de um contato seu. Queremos registrar no jornal o falecimento de seu pai.
      Eis os meus: denize.guedes@grupoestado.com.br / denize.guedes@gmail.com / (11) 3856-2847.
      Um abraço e obrigada,
      Denize

      Excluir
  2. Laerte, amigo querido. Nós, da família, não temos como agradecer tamanha homenagem. Fui testemunha, desde pequena, das bravuras do meu pai e era tranta minha admiração que segui seus passos na certeza de que teria sempre os maiores e melhores exemplos para seguir em frente. Ele me deixou como herança, entre outras tantos belos ensinamentos, a coragem, a determinação e a honra, acima de tudo. Ele foi e será sempre o protagonista de belas e emocionantes histórias. Deixou-nos várias lições e belíssimos trabalhos. Morreu, num suspiro, aos 76 anos ( os matemáticos edrraram as contas. rsr). Dia 20 de maio faria 77. Mas as velas do seu bolo serão assopradas pelo vento suave de nossa saudade e o amor guardado para sempre em nossos corações. Obrigada. Daisy Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Olá, Laerte.
    Meu nome é Denize Guedes e trabalho no Estadão.
    Gostaria de um contato seu e/ou da família de Adão Nascimento. É possível? Eis os meus: denize.guedes@grupoestado.com.br / denize.guedes@gmail.com / (11) 3856-2847.
    Um abraço e obrigada,
    Denize

    ResponderExcluir
  4. Também vivi grandes coberturas com Adão. Eu ousada, encarava os desafios. Ele junto,discreto, caretão,atento.Como disse o Laerte, não alterava a expressão enfrentando com grande profissionalismo qualquer situação. Dava segurança. Dias antes de sua morte escolhi para a minha capa no facebook uma foto que ele fez na beira do Xingu, onde pela primeira vez entrevistei o Raoni, em meio a uma grande briga com os posseiros e com o governo que decidiu abrir uma rodovia passando pelo coração do Parque do Xingu.Descanse em paz, Adão.Aprendi muito com você!

    ResponderExcluir