terça-feira, 20 de setembro de 2011

Amor de filha... Homenagem ao jornalista Octacílio Lopes, da geração de Castellinho e Villas-Boas Corrêa

Por Clara Favilla

Todas nós somos Terezinha de Jesus, não é mesmo? Aquela que de uma queda foi ao chão. Acudiram-na três cavalheiros, todos três de chapéu na mão. O primeiro foi seu pai... Sim nosso primeiro amor, aquele que não tivemos opção a não ser a de dividi-lo com aquela mulher que habitava o castelo. A dona do castelo, a dona do nosso amor, a nossa mãe. 

Nossos pais, como se barbeavam e a loção que usavam, como arrumavam as notas e os retratos na carteira, como lustravam os sapatos, a profissão que tinham,  os livros que liam, as canções que cantavam, seus sucessos e fracassos... Nossos pais definem a escolha dos homens que amaremos pela nossa vida toda. Pelo avesso ou pelo direito,  serão sempre nossas referências. 

Eu amei e amo muito meu pai que já se foi há 18 anos, cedo demais.  Assisto uma amiga querida a ensaiar a cerimônia de adeus para um pai bastante idoso e nem por isso o adeus será menos doloroso. Digo tudo isso porque recebi, para publicação neste blog, um poema escrito por um pai: Octacílio Lopes. O poema foi enviado pela filha Cris Lopes. Pai e filha jornalistas. O pai de Cris morreu aos 46 anos,em 1974. Estava doente, mas não se descartou erro médico.


Octacílio Lopes

Eu já sabia que Octacílio Lopes faz parte da história do jornalismo brasileiro. Mas fui procurar mais informações no Google sobre ele. E está lá registrado que foi  citado pelo jornalista e acadêmico Murilo Melo Filho,na saudação aos 60 anos de profissão de Villas-Bôas Corrêa, celebrados na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em dezembro de 2008: 

- Amigos e colegas há 60 anos, somos nós dois os remanescentes dos anos dourados da política, um tempo em que se estabeleceu o modelo político forjado por grandes nomes como Heráclito Assis de Sales, Pompeu de Souza, Octacílio Lopes, Osvaldo Costa e outras dezenas de heróis do nosso jornalismo.


Villas-Boas, ao lado do jornalista Otacílio Lopes, o Cara de Onça, no front da reportagem política – a chamada “Terra de Ninguém”, que a imprensa ocupava entre a tribuna e a presidência da casa, no plenário da Câmara, no Rio de Janeiro.


A pesquisa no Google também me faz encontrar  a história 876 das 1950 do Folclore Político, contadas em livro por Sebastião Neri. Eis a história:

13/12/68
Jantar na casa do jornalista Carlos Castelo Branco , em Brasília. Oministro Gama e Silva,da Justiça, aparecena TV e lê o Ato Institucional Número 05 (É o fim do Estado de Direito). Castelo diz a Élvia, sua mulher: "Serei preso amanhã.Vou dormir. Daqui a pouco manda esse povo pra fora (...)
Ao amanhecer chegou a polícia. (...)
Castelo vai preso para o quatel da Polícia do Exército. O comandante Epitácio, que tinha sido Secretário de Segurança do Intervetor Meira Matos, em Goiás, recebe-o na porta:  "A que devo a honra dessa visita?"
- Não vim visitar ninguém.
Minutos depois entra o jornalista Octacílio Lopes (o saudoso cara de Onça) e começa a matar os mosquitos do xadrez.
- Castelo será que eles deram esse golpe só por causa de nós dois? 
Vai chegando mais gente (...). E dai a pouco protestando,esbravejando, arrastado o bravoSobral Pinto, então com 75 anos. 

Bem, depois de tantas digressões vamos ao poema de Octacílio Lopes, enviado pela filha Cris Lopes, que continua declarando-lhe eterno amor e saudade

INTERVALO

De frente, a rua escura,
De frente, sempre na frente.

Em que pensa
(em que pode pensar?)
uma alma obscura
na rua escura?

Num pensamento cabem todos
os silêncios. Cruzam,
aflitamente enfeitiçadas,
todas as vozes. Mortas.

Todos os gestos. E a expressão
dos gestos sucumbida
em reminiscências. Vivas.

Lerda madorra de angústias,
Infinito gesto de descanso.

Presa à mente
repousa a sombra
das palavras.
Inaudível.

Das ausências que me habitam,
da palavra o uso não basta.

37 comentários:

  1. Clara, como lhe agradecer por tanta sensibilidade e beleza. Estou emocionada. Beijo grande e meu carinho.

    ResponderExcluir
  2. Clara, na emoção faltou o ponto de ?. Bjs de novo.

    ResponderExcluir
  3. Gente, que saudade do Octacilio e da Hilda. A impressão que tenho é que a Clara Favilla era amiga deles como eu.
    Cris, um grande beijo. Saudade é uma coisa viva dentro de nós.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo. Me lembrei do pai da Cris e da Vico.
    Parabéns pelo texto.
    Ana.

    ResponderExcluir
  5. É... as palavras não bastam para falar das ausências que nos habitam... Triste e belo...

    ResponderExcluir
  6. A sensibilidade do texto Clara é emocionante. Não há como ficar indiferente a ele: emociona.Belissimo.

    Obrigada.
    Nora

    ResponderExcluir
  7. Das ausências que me habitam,
    da palavra o uso não basta.
    Por isso - aplausos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cristina,
    Quando recebi sua mensagem com o poema Intervalo - enviado um dia desses - e soube sobre seu pai, passei a compreender algumas atitudes suas, bem como sua forma de pensar sobre vários assuntos. O relacionamento que mantemos é próximo no sentimento, mas sua história nunca me foi apresentada como está sendo agora, reforçada pela homenagem que acabei de ler no blog. Estou gostando de saber mais.
    E que poema....li outra vez.
    Parabéns à Clara Favilla.

    Beijo grande,
    Marina Mesquita

    ResponderExcluir
  9. Bela homenagem da Clara à minha amiga Cris Lopes e ao seu pai. Belo poema do Octacilio! Imagino a emoção da Cristina... belo presente, Clara!

    Márcia Brandão

    ResponderExcluir
  10. Primeiro parabéns à blogueira Carla Favilla que sempre escreve muito bem. Segundo, parabéns à Cris. Quem conheceu sua família também sente saudade. Seu pai era demais, tanto como jornalista político tanto como pessoa. Lembrei-me agora de outros amigos de 68.

    ResponderExcluir
  11. Octacilio Lopes foi um vulto como jornalista e como amigo sempre solidário. Encarnava aquilo que o senso comum trata por "grande pessoa humana", o que rejeito por expressar algo sem sentido: pessoa humana?
    Nunca conversei com ele, mas conhecia bem o seu trabalho, sua solidariedade e o conceito de que o Cara de Onça dispunha - e ainda dispõe - entre colegas meus que estão pelo menos uma geração acima da minha.
    Nunca conversamos, mas eu o via muito, o acompanhava a distância, sem ousar uma aproximação antes que outro colega nos fizesse as devidas apresentações pessoais. Aprendi na reportagem a me desinibir e tomar iniciativas de contatos. Mas fora do trabalho era diferente, a inibição me recomendava não perturbar Octacilio sem que entre nós houvesse uma pauta a determinar atitudes.
    Agora, considero desnecessária menção ao Cara de Onça que, a título de apresentação, faça referência à amizade sólida que o ligava a colegas como Castello e Villas Boas.
    Octacilio é um vulto autônomo. Digo isso porque sei de quem falo.
    AC Scartezini

    ResponderExcluir
  12. Agradeço muito o comentário do grande Scartezini. Valeu mesmo. Sei que você sabe de quem fala.
    Abraços.
    Aproveito, também, para agradecer a todos que aqui deixaram uma mensagem.

    ResponderExcluir
  13. Amei, adorei!!! Viva o Octacilio Lopes de quem minha amiga herdou tantas coisas.

    ResponderExcluir
  14. Só nos resta lembrar, Maninha, só lembrar...

    ResponderExcluir
  15. Clara, por causa da divulgação da amiga Cris, sempre leio seus posts. Hoje imagino que você deixou minha amiga e seus parentes emocionados. Achei tudo lindo. Não conheci pessoalmente o Octacílio, mas conheço a história. Sua morte foi muito comentada em Brasília. Lindo o poema dele, gostaria de ler outros.

    ResponderExcluir
  16. São estas histórias de vidas contadas pela Clara e retratadas em poesias elevadas como sabe ser Intervalo de Octacílio "Cara de Onça" Lopes, papai da nossa querida amiga Cris, que nos fazem recuperar a fé e o amor à terra em que nascemos!Grato, ABC fraterno (Abraço e Beijo do Cezimbra)

    ResponderExcluir
  17. Que a Clara Favilla escreve bem nós sabemos, que a equipe do Café $ Veneno é feita de bons escritores, também sabemos. Faltava isso, a homenagem ao pai da Cris Lopes e o belo poema.
    Míriam do TT

    ResponderExcluir
  18. Muito bom poder ler e conhecer mais da história de alguém que lutou e participou da mudança do Brasil. Parabéns à escritora pelo texto expressivo e sensível e pela Cris por ser filha de alguém especial.

    ResponderExcluir
  19. Tão bom aprender um pouquinho sobre alguém que viveu a época do grande jornalismo.
    Ângela Castro

    ResponderExcluir
  20. Texto profundo e interessante, uma leitura que me agradou e enriqueceu

    ResponderExcluir
  21. Cris, deu uma saudade!!!!
    Aninha

    ResponderExcluir
  22. Cris,
    Acho que me emocionei. Meu pai foi meu grande herói também. Ensinou-me a desenhar e a ler. Lindo poema...
    bjs
    Telma

    ResponderExcluir
  23. Cris, amei o poema do seu pai. Não sabia que ele era amante e escritor de poemas. Como jornalista, eu sei que ele foi , realmente, um grande marco na informação, talvez, por isso, tenha sido podado pelos ignorantes daquela época. È a vida.... Um abraço para vc. Myrtes

    ResponderExcluir
  24. ADOREI!!!! Muito gente esse seu pai e meu tio. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Cris, tudo isso é muito legal e emocionante. Nós tivemos o privilégio de sermos filhas destes homens maravilhosos e de termos vivido juntas nos anos 60 em Brasília, fazendo parte da primeira geração de adolescentes,frequentando os primeiros festivais, enfim uma época muito especial nas nossas vidas.
    Adorei,
    bjss
    Luciana Castello Branco

    ResponderExcluir
  26. Clara, parabéns pelo texto bem escrito e lindo. Cris, parabéns por ser filha de Octacilio e Hilda, não é pouco privilégio. Abraços em Vico e Simone.
    Lembra-se de mim, Cris? Fui seu colega no Tribunal.
    Luiz Antônio

    ResponderExcluir
  27. ...dos gestos sucumbida
    em reminiscências. Vivas.

    Lerda madorra de angústias,
    Infinito gesto de descanso.

    Presa à mente
    repousa a sombra
    das palavras.
    Inaudível.

    Muito lindo!
    Solange

    ResponderExcluir
  28. Fatima Lopes

    Cris me fez lembrar da minha infancia.Da minha avó e tia Cleó arrumando as mangas rosa que ele tamto gostava.
    Da ansiedade de todos pela visita de voces quando anunciada.
    Tenho uma lembrança muito forte, dos poucos momentos vividos juntos,das coisas que MEU TIO OCTACILIO me ensinou.

    Obrigada

    FATIMA LOPES

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pelo texto lindo sobre meu avô.

    ResponderExcluir
  30. Mãe, só hoje puder ler mais um pouco sobre meu avô. Agradeço à Clara.

    ResponderExcluir
  31. Lindo, Cris.
    O Octacilio era uma alma inspirada, além de inteligente, doce, vivaz, enfim, uma pessoa imperdível.
    Sorte a minha que o conheci. Felicidade a sua, que, como filha, herdou muito dele.

    Beijos.

    Pris

    ResponderExcluir
  32. Cris,
    saudade de você e dos tempos vividos.
    Obrigada Clara, por escrever sobre o grande amigo de minha família.
    Beijos,
    Carmem Lúcia

    ResponderExcluir
  33. Cris, só hoje vi. Que lindo o que sua amiga fez! Parabéns. Nós que conhecemos o Octacílio sabemos quem ele era e como vocês são parecidos.
    Liliane

    ResponderExcluir
  34. Clara Favilla, obrigada sobre o lindo artigo sobre meu amigo Octacilio. Cris, jamais esqueceremos o grande homem que foi seu pai.Amamos você.
    Elionor

    ResponderExcluir
  35. "tem dia que a gente se sente, como quem partiu ou morreu..." foi assim que senti a saudade do meu amigo. Beijos Cris e Vico. Obrigada Clara.
    Filhas do Octacilio, onde estão os outros poemas?
    Maria H.A.

    ResponderExcluir
  36. Ele foi grande numa epoca que exigia gente assim.

    ResponderExcluir